segunda-feira, junho 27, 2011

Boletim informativo do Feriadão de Corpus Christi

O feriado foi bastante produtivo, a nova base de lançamentos (02) está praticamente pronta. Tenho divido meu tempo livre entre a construção da nova base e a do novo foguete, Júpiter I. Tive que fazer alterações no projeto inicial do foguete, fui obrigado a rever a configuração das garrafas, uma vez que a qualidade das garrafas PET de 2 litros, encontradas atualmente no mercado de Goiânia/GO estão extremamente "fracas", deformam muito o fundo à pressão superior à 80 PSI, com isso previ que poderiam prejudicam muito o alinhamento dos acoplamentos. Diante disso tive que optar por garrafas de 1,5 litros, de Coca-Cola, que apesar de terem formato um pouco irregular, foram as que melhor suportaram à pressão de 120 PSI, sofrendo pequena deformação. Minha ideia inicial era de usar 3 garrafas de 2 litros de Fanta, mas acabei usando 4 garrafas de 1,5 litros de Coca-Cola. No próximo final de semana pretendo concluir os dois projetos e fazer um post com várias fotos. Seguem duas fotos do que um dia será um foguete.




sábado, junho 18, 2011

Segue a vida, digo, a brincadeira...

No post anterior (Good-bye "Robinson Coupling"), eu havia iniciado uma tentativa de unir garrafas para diminuir o uso de acoplamentos "Robinson Coupling", vou apresentar os resultados:




Como pode ser facilmente concluído através das fotos, "não deu certo", pelo menos não houve vazamentos, mas a cinta externa responsável por manter unidas as garrafas não suportou mais que 1 minuto à pressão de 120 psi, foi um grande estrondo. Não me surpreendeu, na realidade foi uma tentativa haja visto que a cola usada (3M™ 550 Polyurethane Adhesive Sealant) é específica para vedar/selar. Bom tentarei num futuro próximo, assim que conseguir uma cola que resista bem a tração, já vi experiências bem sucedidas com o produto Loctite® PL® Premium® Polyurethane Construction Adhesive, infelizmente acho que não tem pra vender no Brasil. 
Hoje fiz a aquisição de parte do material que usarei para construção da nova base de lançamentos, a 02, que guiará os foguetes através de um trilho, segue fotos:



segunda-feira, junho 13, 2011

Good-bye "Robinson Coupling"

O título de post é um sonho para os entusiastas dos "water rockets", pelo menos em parte, vou explicar. Com a experiência que já obtive, pude constatar que o acoplamento conhecido por "Robinson Coupling" é de simples montagem, porém acrescenta um peso extra, pois é todo metálico, e dificulta o alinhamento das garrafas, ao meu ver, o que mais o condena. Contudo devo, ainda, utiliza-lo no Júpiter I.
Há alguns dias fiz a aquisição de uma cola de Poliuretano, com o objetivo de fixar mais facilmente as asas direcionais, já até fiz um teste e o resultado foi muito bom. Como acabei comprando a cola resolvi aproveitar o investimento e me aventurar a unir garrafas, seguindo a técnica dos mestres da   Air Command Water Rockets, num primeiro momento optei por fazer um teste utilizando duas garrafas de Coca-Cola de 1,5 Litros, segue algumas fotos da minha aventura.


3M™ 550 Polyurethane Adhesive Sealant

Material utilizado


Em processo de "Cura"

Já adianto que: tendo sucesso no processo de união de garrafas o projeto do Júpiter I sofrerá alterações.