segunda-feira, julho 23, 2012

Preparativos para o teste do CV002

Graças as férias de julho terminei a montagem da nova "cabeça" para o foguete GH2900, no próximo final de semana terei condições para testar o computador de voo CV002. Fiquei surpreendido com a rapidez com que concluí "trabalho".

Estava acostumado a usar com material principal para a construção de compartimentos para paraquedas o forro de PVC (6,0 mm), pois é leve e rígido, o que é bom. Porém, trabalhar com esse material não é muito fácil, efetuar cortes usando estilete é trabalhoso e o acabamento não fica muito bom, principalmente as placas circulares. Já havia pensando em usar isopor para essas partes circulares, pois poderia ser mais fácil de cortar e ainda reduziria o peso final do compartimento.

Navegando no YouTube encontrei um projeto bom para um cortador de isopor de mesa, como tinha quase todo o material necessário acabei construindo um. Pra minha sorte mostrou-se muito eficiente também para efetuar cortes no forro PVC.

Quanto ao dispositivo escolhido como "gatilho" para o CV002 acabei fazendo a opção pelo relé de mercúrio (original). Apesar de ter poucas dúvidas com relação ao funcionamento do CV002, não quis colocar duas "novidades" a prova simultaneamente. Quando for testar um novo "gatilho", devo realizar o teste com o CV001, onde posso programar um tempo para a liberação do paraquedas, independente da ação do "gatilho".

Segue imagens do foguete.