Quando fiz o post sobre o computador de voo CV003, em novembro/2012, comentei que futuramente iria retirar o relé de mercúrio, que inicialmente foi colocado para dar uma segurança a mais para o sistema. Pois bem, nesses últimos meses, nos meus tempos livres, redesenhei o circuito e pela primeira vez fiz a opção de deixar a confecção da placa de circuito para "profissionais", o resultado me surpreendeu. Segue imagem.
sexta-feira, junho 28, 2013
sexta-feira, abril 12, 2013
10.000 visitas, muito legal..
Obrigado.
sexta-feira, fevereiro 15, 2013
Dia de testes...
Enfim consegui efetuar um lançamento e fazer os testes que eu precisava. Pois bem, o lançamento aconteceu no lugar de sempre, na chácara Recanto do Jasmins, localizada nas proximidades na cidade de Pirenópolis, em Goiás, e na ocasião pude, num único lançamento, submeter três "engenhocas" ao teste de voo, foram elas:
- A nova base de lançamento;
- O computador de voo CV003;
- Um novo compartimento para o paraquedas.
No lançamento eu usei o foguete Saturno I, com um novo compartimento para computador de voo e paraquedas, cujo objetivo foi o de reduzir a altura do foguete, assim como abaixar o centro de gravidade, já que originalmente a nova base de lançamentos foi projetada para o lançamento de pequenos foguetes, que não exigem o trilho - guia.
Quanto a base, o funcionamento foi normal, a logística é que foi simplificada, tanto no transporte quanto na montagem e desmontagem.
Foguete acoplado à base de lançamento |
Quanto ao computador de voo CV003, a "prudência" exige que mais 1 ou 2 lançamentos são necessário para certificar que o projeto é de fato confiável. O vídeo a seguir mostra que assim que o foguete iniciou a descida, quase imediatamente o paraquedas foi liberado. Estou muito confiante pois a trajetória inicial do foguete exigiu ainda mais precisão no funcionamento do CV003.
![]() |
Foto panorâmica de parte do voo, montada a partir de "frames" do vídeo OnBoard. |
terça-feira, janeiro 29, 2013
Paraquedas para Foguetes
![]() |
Imagem retirada do vídeo "[FogueteH2O] Foguete de Água - Lançamentos (05) " |
No meu último lançamento tive problemas com a distância entre a base de lançamentos e a posição em que o foguete retornou ao solo, facilmente analisando percebi que dois fatores foram responsáveis pelo ocorrido, que são: a velocidade/direção do vento e a capacidade de fluatação fornecida pelo paraquedas que usei. Como vou realizar o lançamento de foguetes no próximo feriado de Carnaval, resolvi estudar um pouco mais sobre o assunto, no sentido tomar certas ações que permitissem algum controle sobre a quedas do foguete após a abertura do paraquedas, é obvio que a única ação a ser tomada é a construção de uma paraquedas que forneça sustentação suficiente para o pouso sem danos ao foguete, associado é claro a uma descida em menos tempo, diminuindo assim a ação do vento.
Depois de algumas pesquisas na internet encontrei o "Rocket Team Vatsaas", muito interessante, que disponibilizam para download uma planilha (do Excel) capaz de fornecer medidas precisas para a construção de um paraquedas a partir das características do foguete e da velocidade que pretendemos que ele retorne ao solo após abertura do paraquedas. Outra característica bastante interessante é que o modelo do paraquedas é bastante simples e possui apenas 4 linhas, o que pra min é uma vantagem.
Outro excelente modelo para construções de paraquedas, que também disponibiliza uma planilha para calcular as dimensões do mesmo, pode ser encontrado em "Richard Nakka`s Experimental Rocketry".
Particularmente gosto de me preocupar com a qualidade e com a aparência do paraquedas, afinal de contas sendo bem feito pode ser utilizado vária vezes e tendo boa aparência é uma atração a mais durante um lançamento.
Assinar:
Postagens (Atom)