segunda-feira, agosto 08, 2011

Lançamento 005 - Missão Júpiter I, parcialmente concluída ...

Data 07/08/2011 (Domingo)
Hora 15:30 hs
Local Chácara "Recanto dos Jasmins" Pirenópolis/GO
Tempo 28º, com vento moderado
Foguete(s)  Júpiter I (Informações)


O final de semana foi "produtivo", consegui realizar alguns testes e finalmente colocar o Júpiter I, ou pelo menos parte dele, para voar. No sábado (06/08/2011) realizei testes com a nova base para lançamentos, e os resultados foram satisfatórios, confeccionada em alumínio, proporciona um trilho de aproximadamente 1,40 metros, a fixação no solo é feita usando "grampos" para montar barracas. Como ainda não havia feito testes havia preocupação com a influência do "atrito", mas felizmente, como poderá ser visto no vídeo a seguir, o atrito não foi representativo, principalmente se comparado ao benefício da estabilidade proporcionada ao vôo. Para minimizar os efeitos do atrito eu engraxei todo o trilho com "vaselina". Ainda no sábado testei uma junção de garrafas, e funcionou muito bem.

No domingo por volta das 11h00min horas iniciei a movimentação para o lançamento do Júpiter I. Escolhido o local, coloquei água no interior do foguete (aproximadamente 1,5 litros) e comecei a bobear ar e aumentar a pressão, logo surgiu um vazamento no acoplamento "tornado tube". Na tentativa de conter o vazamento, acabei por espanar a rosca da parte superior do foguete, impossibilitando seu uso. Para não perder a oportunidade do lançamento, e enfim testar o computador de vôo "CV-001" tomei a decisão de retirar a parte superior do foguete e reduzir seu volume interno para 3,0 litros.

O CV-001 funcionou perfeitamente nos dois lançamentos, porém, a liberação do pára-quedas foi desencadeada pela ação do relê de mercúrio, e não pela programação do tempo. Na realidade o relê de mercúrio iniciou o processo assim que a mistura água/ar parou de produzir aceleração, o que ocorreu antes do apogeu da trajetória. Na realidade, por inércia, ainda iria subir um pouco mais. Isso já foi previsto e testado anteriormente por George Katz (http://www.aircommandrockets.com/day85.htm). Dessa forma a versão 002 do computador de vôo existirá a possibilidade de deixar o relê de mercúrio inoperante. Outra modificação programada é a possibilidade de controlar um 2º servo-motor para controlar o movimento da câmera de vídeo, de modo que não fique a filmar o céu durante a descida.

Quanto ao vazamento decidi (pelo menos a princípio) não mais usar Tornado Tube (importado do ebay), e sim fabricá-los de forma artesanal, usando as próprias tampas das garrafas, que proporcionam uma melhor vedação, seguindo a idéia de "bwrockets" (http://bwrockets.blogspot.com/2011/06/new-tornado-couplings-and-nosecones.html), o ganho na ausência de peso não compensa a incerteza de vazamentos.

Depois do meu insucesso (http://fogueteh2o.blogspot.com/2011/06/segue-vida-digo-brincadeira.html) na tentativa de unir garrafas pet, usando um adesivo de poliuretano da 3M, achei que não tentaria mais. Porém encontrei em Goiânia/GO um fornecedor de vidros e garrafas pet, VIDROPET (http://www.vidropet.com.br/) onde encontrei garrafas virgens com forma perfeita e de boa qualidade, a um preço bem razoável. Pois bem a união ficou muito boa, resultou num volume inter de aprox. 3,75 litros, e suportando uma pressão, em teste, de 120 psi (água e ar). Com esse "avanço" pretendo lançar em breve outro foguete usando dois conjuntos desses, totalizando 7,5 litros.

Imagens do lançamento:


  


3 comentários:

  1. Vicente, muito bom ver um projeto nosso em pleno funcionamento. Parabéns!
    No video da para ver com clareza que o relê esta atuando antes do momento que prevíamos. Acho que a melhor opção não é desativar mas pensar numa outra firma dele funcionar como previsto. Vamos pensar nessa mudança!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, parabéns pela criatividade!
    Fernando D. M

    ResponderExcluir
  3. Olá, caro Vicente... estou aqui torcendo pelo sucesso das suas experiências e também estou aqui testando algumas modificações que podem dar certo nos vôos dos foguetes. Uma sugestão que te dou é a de experimentar construir os foguetes, ou pelo menos o bico dedle, com as garrafas PET do refrigerante "Guaraná Antarctica" de 1,5 litros. Nos meus testes aqui ela suportou sem dificuldades uma pressão de 130 PSI. Mas a grande vantagem dela é o seu formato, que proporciona um bico bastante aerodinâmico para o foguete... vale a pena conferir!
    Veja: http://emporiotropical.com/imagenes/guarana/pet_1.5_novop.jpg

    Abraços, e boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.