quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Base para lançamentos de foguete de água.

Atendendo à solicitação do amigo Bolivar, quanto ao material utilizado na construção da base de lançamentos (02), vou postar algumas imagens e comentários a cerca da construção.

Inicialmente tive a preocupação de não usar materiais que pudessem se deteriorar facilmente com a água, basicamente é feita de alumínio. Acredito que todos os materiais utilizados poderão ser facilmente encontrados no comércio. Os materiais podem ser divididos em 3 grupos:

1 - Perfiz de alumínio. Aconselho encontrar um distribuidora de alumínio, pois todos os perfiz são bastante usados em montagens de box para banheiros e janelas.

2 - Conexões e mangueiras. Comércio especializado na venda compressores de ar e conexões para alta pressão.

3 - Parafusos, arruelas, brocas e etc. Loja ferragista.


Essas mangueiras de cor azul são bem práticas, finas (6 mm) e bastante resistentes, essa azul resiste à 200 PSI.


Todas essas conexões podem ser encontradas em lojas especializadas em compressores de ar, a grande vantagem é que o encaixe não requer abraçadeira, veda rosca ou chaves para aperto, basta encaixar, é muito prático para montar e desmontar.


O material acima é usado no encaixe corpo da base com as hastes que formam o tripé.



Para fazer a união dos perfis "U" na barra retangular usei um silicone próprio para colar alumínio, basta limpar bem e colar, fica munto resistente. O espaço interno entre os perfis deve ficar em trono de 1 cm.



Essa chapa de alumínio onde está encaixado o engate rápido é que deu mais trabalho, pois tive que leva-la num torno mecânico para abrir essa fenda no centro, o motivo de ser fenda e não simplesmente um furo é que previ a necessidade de reposicionar o engate rápido conforme o diâmetro da garrafa utilizada no foguete.  Para fixa-la verticalmente no corpo da base usei dois suportes de metal muito usado para fixar prateleira de vidro.


Fiz algumas modificações no engate rápido, de modo a conectá-lo à esse pedaço de mangueira amarela (1/2 ", 300 PSI). Na mangueira amarela conectei um "espigão macho", com rosca externa e uma luva, por fim a conexão para engate da mangueira azul.


As duas imagens a seguir são de uma chapa fixada bem na base (da base), os furo são para fixação no solo através de grampos.







A seguir fotos que mostram a fixação das hastes ao corpo da base. No corpo da base usei mais duas cantoneiras metálicas (3 x 3) cm, fixadas com rebites à 106 cm do solo.







Nesta última imagem mostro a peça que fixada no foguete para deslizar no trilho formado na base, encontrei por acaso, mas serviu perfeitamente, é de alumínio, muito leve, para facilitar o deslizamento passo um pouco de vaselina, (em pasta). A peça em questão é uma "canelinha" de máquina de costura, encontrada em loja especializada em manutenção dessas máquinas, quando encontrei resolveu um dos gargalos do projeto. Como ela tem discos laterais bem estreitos, colei um pedaço de alumínio de com uns 3 mm para distanciar o foguete do trilho. 

Acho que as imagens por si só, já esclarecerão muitas dúvidas que possam vir a surgir, de qualquer forma fico à disposição para qualquer esclarecimento, basta postar um comentário. 

2 comentários:

  1. Valeu mesmo !!! O post realmente esta bastante esclarecedor. Agora, brilhante mesmo foi a solução para a roldana no trilho. Nao vejo estas "carretilhas" desde os tempos de criança, quando minha mãe costurava e eu tinha tinha que enrolar a linha na carretilha.

    Bem legal a sua solução. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. De fato foi uma boa sacada, como disse antes resolveu um "gargalo" do projeto. Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para questionar. Vou aguardar para ver fotos da sua base.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.