segunda-feira, julho 23, 2012

Preparativos para o teste do CV002

Graças as férias de julho terminei a montagem da nova "cabeça" para o foguete GH2900, no próximo final de semana terei condições para testar o computador de voo CV002. Fiquei surpreendido com a rapidez com que concluí "trabalho".

Estava acostumado a usar com material principal para a construção de compartimentos para paraquedas o forro de PVC (6,0 mm), pois é leve e rígido, o que é bom. Porém, trabalhar com esse material não é muito fácil, efetuar cortes usando estilete é trabalhoso e o acabamento não fica muito bom, principalmente as placas circulares. Já havia pensando em usar isopor para essas partes circulares, pois poderia ser mais fácil de cortar e ainda reduziria o peso final do compartimento.

Navegando no YouTube encontrei um projeto bom para um cortador de isopor de mesa, como tinha quase todo o material necessário acabei construindo um. Pra minha sorte mostrou-se muito eficiente também para efetuar cortes no forro PVC.

Quanto ao dispositivo escolhido como "gatilho" para o CV002 acabei fazendo a opção pelo relé de mercúrio (original). Apesar de ter poucas dúvidas com relação ao funcionamento do CV002, não quis colocar duas "novidades" a prova simultaneamente. Quando for testar um novo "gatilho", devo realizar o teste com o CV001, onde posso programar um tempo para a liberação do paraquedas, independente da ação do "gatilho".

Segue imagens do foguete.












3 comentários:

  1. Legal !!!! Realmente trabalhar com forro de PVC deve dar trabalho. Costumo usar o plastico corrugado. Eh mais rigido que papelão, mas da para cortar na tesoura.

    Vi um modelador de nose cone baseado num cortador de isopor. Depois te mando o link. Com certeza, no estagio que você se encontra no desenvolvimento dos foguetes, em breve vai estar pensando nisto.

    Voce esta conseguindo usar aqueles tornados tubes.

    Bom, espero que continue evoluindo.

    Abcs.,

    Bolivar

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.

    Consegui usar um "tornado tube" num dos meus foguetes, voce esta tendo dificuldade?

    Forte abraço.

    Vicente Jr.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vicente,

    Dá uma olhada neste site. Achei bastante interessante.

    http://www.vatsaas.org/rtv/construction/hotwirecutter.aspx

    Bolivar

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.