terça-feira, janeiro 29, 2013

Paraquedas para Foguetes

Imagem retirada do vídeo
 "[FogueteH2O] Foguete de Água - Lançamentos (05) "
No meu último lançamento tive problemas com a distância entre a base de lançamentos e a posição em que o foguete retornou ao solo, facilmente analisando percebi que dois fatores foram responsáveis pelo ocorrido, que são: a velocidade/direção do vento e a capacidade de fluatação fornecida pelo paraquedas que usei. Como vou realizar o lançamento de foguetes no próximo feriado de Carnaval, resolvi estudar um pouco mais sobre o assunto, no sentido tomar certas ações que permitissem algum controle sobre a quedas do foguete após a abertura do paraquedas, é obvio que a única ação a ser tomada é a construção de uma paraquedas que forneça sustentação suficiente para o pouso sem danos ao foguete, associado é claro a uma descida em menos tempo, diminuindo assim a ação do vento.

Depois de algumas pesquisas na internet encontrei o "Rocket Team Vatsaas", muito interessante, que disponibilizam para download uma planilha (do Excel) capaz de fornecer medidas precisas para a construção de um paraquedas a partir das características do  foguete e da velocidade que pretendemos que ele retorne ao solo após abertura do paraquedas. Outra característica bastante interessante é que o modelo do paraquedas é bastante simples e possui apenas 4 linhas, o que pra min é uma vantagem.

Outro excelente modelo para construções de paraquedas, que também disponibiliza uma planilha para calcular as dimensões do mesmo, pode ser encontrado em "Richard Nakka`s Experimental Rocketry".

Particularmente gosto de me preocupar com a qualidade e com a aparência do paraquedas, afinal de contas sendo bem feito pode ser utilizado vária vezes e tendo boa aparência é uma atração a mais durante um lançamento.  


6 comentários:

  1. Oi Vicente,

    Já faz bastante tempo que não entro em contato. Como sempre muito trabalho. Estou terminando alguns foguetes para testar o novo lançador, que fiz com base em um modelo seu. Aquele que usa as bobinas de maquina de costura. Só vou poder testar no final de julho. Até lá vou fazendo os foguetes.

    A planilha da qual você falou é realmente muito interessante. Fiz todos os meus paraquedas com base nela e funcionam muito bem. Utilizo o material de guarda-chuva. Apesar dos paraquedas grandes serem muito bons para apreciarmos os voos, eles trazem o incoveniente de levar os foguetes para bem longe.

    Bem legal o seu avanço com os CV´s. Coninue assim. Espero em breve poder postar algo novo sobre foguetes...

    Sds.,

    Bolivar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bolivar, fico muito satisfeito em saber que não estou sozinho nessa brincadeira. Assim como voce pretendo fazer pelo menos um lançamento neste próximo julho. Apesar de não estar postando no blog, até que tenho feito alguns progressos no campo da eletrônica, quero até o fim do ano finalizar um novo projeto, que é o de construir um computador de voo com um altímetro integrado, não verdade a parte de programação/simulação está praticamente pronta, aguardando apenas alguns ajustes finais e o recebimento de alguns componentes eletrônicos vindos da China.
      Quanto aos paraquedas é como voce mesmo disse, quanto mais perfeitos e bonitos, mais distantes serão os resgates (rsrsr), vai uma dica, voce pode encontrar o tecido nylon com espessuras mais interessantes em casas especializadas.

      Bom, vou aguardar seu lançamento, e prometer postar um meu até o fim de julho.

      Forte abraço

      Vicente.

      Excluir
  2. Ola Vicente, eu e meus colegas tambem estamoz com um projeto de lançar um foguete e agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.