sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Dia de testes...

Enfim consegui efetuar um lançamento e fazer os testes que eu precisava. Pois bem, o lançamento aconteceu no lugar de sempre, na chácara Recanto do Jasmins, localizada nas proximidades na cidade de Pirenópolis, em Goiás, e na ocasião pude, num único lançamento, submeter três "engenhocas" ao teste de voo, foram elas:

  1. A nova base de lançamento;
  2. O computador de voo CV003;
  3. Um novo compartimento para o paraquedas.
No lançamento eu usei o foguete Saturno I, com um novo compartimento para computador de voo e paraquedas, cujo objetivo foi o de reduzir a altura do foguete, assim como abaixar o centro de gravidade, já que originalmente a nova base de lançamentos foi projetada para o lançamento de pequenos foguetes, que não exigem o trilho - guia.

Quanto a base, o funcionamento foi normal, a logística é que foi simplificada, tanto no transporte quanto na montagem e desmontagem.

Foguete acoplado à base de lançamento

Quanto ao computador de voo CV003, a "prudência" exige que mais 1 ou 2 lançamentos são necessário para certificar que o projeto é de fato confiável. O vídeo a seguir mostra que assim que o foguete iniciou a descida, quase imediatamente o paraquedas foi liberado. Estou muito confiante pois a trajetória inicial do foguete exigiu ainda mais precisão no funcionamento do CV003.  




Foto panorâmica de parte do voo, montada a partir de "frames" do vídeo OnBoard.

8 comentários:

  1. Muito legal Vicente. Sucesso com a CV-003.

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo, percebi que o seu foguete solta 2 jatos de agua, para levantar voo.e outro ja em uma certa altura, poderia me explicar como funciona? Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mateus, neste lançamento específico até da pra imaginar isso mesmo, ou seja, 2 jatos de água. Mas na realidade é um só, mesmo porque existe apenas uma câmara de pressão. Acredito que a instabilidade inicial desse voo tenha levado voce a pensar em 2 jatos de água. Por outro lado, num lançamento de trajetória estável, após a saída de quase toda água, sai um jato de (ar + resto de água) que até pode parecer com outro jato de água.

      Excluir
    2. Ata obrigado, eu tenho mais um pergunta, eu estudo no 2 ano, e nao tenho muito conhecimento disso ainda, mas gostaria de saber se voce usou alguma formula pra calcular a pressao dentro desses litros, se usou gostaria que me explicasse

      Excluir
    3. Eu não calculo a pressão interna do foguete, quando digo que fiz o lançamento com uma pressão interna de 110 psi, é porque o manômetro acoplado à bomba que uso para pressurizar o foguete informa este valor no momento do lançamento.

      Excluir
  3. Ok, muito 10 esse blog parabéns mesmo :D

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.