quinta-feira, outubro 27, 2011

Lançamento 006 - Missão Saturno I



Data23/10/2011 (domingo) e 24/10/2011 (segunda-feira)
LocalChácara "Recanto dos Jasmins" Pirenópolis/GO
TempoSol, 28º, vento moderado
Foguete(s) Saturno I (Informações) e GH2900 (informações)

Finalmente depois de 2 meses tive oportunidade para realizar os lançamentos dos meus dois foguetes recentemente construídos: Saturno I e GH2900. As condições climáticas não estavam 100% favoráveis, o vento moderado atrapalhou um pouco.

Foram realizados 3 lançamentos:

O 1º lançamento foi com o Saturno I, foi um voo muito bom. Fui obrigado a fazer algumas correções na angulação da base de lançamentos com o objetivo de minimizar a ação do vento durante o voo. O CV - 001, funcionou perfeitamente, e o pouso foi bem tranquilo. O lançamento ocorreu por volta do meio dia, com isso a filmagem feita a partir do solo ficou um pouco prejudicada, em compensação o vídeo feito a partir câmera "OnBoard"  ficou muito bom. 

O 2º lançamento foi com o GH2900. Foi desastroso, eu explico, cometi um erro no tempo programado e o foguete fez um voo "para a morte", durante a descida da para ouvir o sistema "Timer Tommy" desarmando, instantes depois o vídeo termina abruptamente,  a câmera desligou com a forte queda, mas não foi danificada, o foguete ficou seriamente avariado, o compartimento do paraquedas ficou totalmente destruído.  

O 3º lançamento foi com o Saturno I, foi também muito bom, a altura alcançada foi ainda maior. O vento estava bem acentuado. Após a abertura do paraquedas o foguete foi levado por uma corrente de ar em direção a uma mata, localizado a uns 200 metros da posição da base, as buscas demoraram quase 1 hora, mas foi resgatado sem avarias.

2 comentários:

Obrigado por deixar seu comentário.