segunda-feira, dezembro 26, 2011

Computador de Voo (geração 2)

Como estou em pleno processo de mudança, não tenho tido condições técnicas para colocar a "mão na massa", minhas ferramentas, minhas parafernálias estão todas encaixotadas. As únicas coisas que sobrarão são as ideias e o notebook, dessa forma hobby tem tenho vivido uma fase totalmente teórica.

No meu penúltimo post "Relé de Mercúrio", idealizei um relé de mercúrio modificado para corrigir o acionamento antecipado do servomotor que libera o paraquedas. Como estou meio que de férias, tenho tido tempo pra pensar em melhorias para os foguetes e seu componentes, logo resolvi também implantar duas outras novas funcionalidades ao computador de voo. Como já relatei, no último dia de lançamento (006) ficamos quase 1 hora pra localizar o foguete Saturno I, dessa desagradável experiência surgirão as duas idéias: A primeira é ter a condição de bloquear a ação do relé de mercúrio com um "jumper", dependendo exclusivamente do tempo programado para a liberação do paraquedas, com essa possibilidade posso estimar o tempo total de voo do foguete, através de um simulador de voo, e programar a abertura do paraquedas durante a descida do foguete (é arriscado). A segunda é a implantação de um "buzzer" que irá começar a emitir um "bip" intermitente, 10 minutos após a abertura do paraquedas, talvez ajude a localizar o foguete. Segue uma imagem gerada pelo software PROTEUS ARES. 

CV002
Onde:
1 - Relé de mercúrio modificado
2 - Jumper para tornar inoperante à ação do relé de mercúrio
3 - Conector para o "buzzer" 





2 comentários:

  1. A ideia do bip eh bastante interessante, especialmente em lugares muito densos. Da muito trabalho para desenvolver e lancar os foguetes para depois perde-los no mato. Espero que funcione. Sds.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza meu amigo, no meu último lançamento passei muito perto de desistir de procurar o foguete e perder todo o conjunto. Você está certo da muito trabalho construir esses foguetes, não é fácil simplesmente perde-los, só quem constrói sabe o quanto é trabalhoso e o valor que tem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.