terça-feira, junho 05, 2012

CV002 (light version)

Neste final de semana resolvi preparar o foguete GH2900 fazer um lançamento numa praça próximo de casa.   Ao refazer toda a "cabeça" do foguete, uma vez que foi destruída no último lançamento, achei meio custoso desmontar a cabeça do Saturno I para retirar o computador de vôo CV001. Desta forma decidi colocar a mão na massa e fazer um novo computador de voo, com já tinha tudo que precisa, além do tempo o custo seria "zero", o que é bom. Pois bem, lancei-me o desafio de construir um novo computador de vôo para foguetes que fosse simples, pequeno e leve, levando-se em conta, é claro, todas as limitações técnicas inerentes à confecção do mesmo "em casa".

O CV002 diferentemente do CV001, não tem programação de tempo para abertura do paraquedas, a abertura do paraquedas é desencadeado (exclusivamente) por um estímulo externo, como por exemplo o curto circuito nos terminais de um relé de mercúrio. Aliás o relé de mercúrio é somente uma sugestão, pois já vi muita discussão na internet quanto o uso desse dispositivo. Descrevi o problema todo no post (Relé de Mercúrio). De toda o dispositivo que fornecerá esse estímulo poderá ser substituído facilmente.

Toda a preparação para o vôo se resume a encaixar um "jumper" que funciona com chave ON/OFF (para a alimentação do circuito) e apertar um único botão para posicionar o servo-motor na posição correta e deixar o sistema em alerta. Obs.: Ao encaixar o "jumper" o sistema já posiciona o servo-motor na posição inicial e fica em alerta.

Segue algumas fotos e um vídeo com o funcionamento.

CV002 (light version) montado no Proteus (Isis)

CV002 (light version)  montado no Proteus (Ares)
Sobre a imagem acima cabe uma observação, a linhas vermelhas representam ligações na face não cobreada da placa de fenolite, eu usei fios (finos) para estabelecer as ligações.

Layout Final (com dimensões)

Segue um vídeo demonstrando o funcionamento do CV002 (light version).



Segue a lista de componentes que compõe o circuito e os arquivos necessários a montagem e funcionamento do CV002 (light version).

Componentes eletrônicos (com exceção dos conectores que não são indispensáveis)) :


3 Resistores (2 de 10K, 1 de 300R)
2 Circuitos Integrados (1  Microcontrolador PIC16F628A, 1  LM7805)
1 LED


Arquivos:
software CV002_180° (curso de 180 graus)
software CV002_90º   (curso de 90° graus)
layout_pcb_CV002 (corel)
layout_pcb_CV002 (pdf)




10 comentários:

  1. Que interessante, Vicente... já falei a você a algum tempo atrás que estou desenvolvendo um sensor para detectar o apogeu do vôo do foguete, lembra-se? Vai funcionar perfeitamente com esse seu novo computador de vôo! Não me esquecí de mostrar o projeto a você, é que também passei por um período conturbado aqui, com muito trabalho em outras áreas, mas tão logo o sistema esteja funcional, te mando o projeto para repetí-lo aí, ok! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro professor, lembro sim. Tenho visitado seu blog regularmente e visto que não anda sobrando muito tempo para os foguetes, eu também passeis os últimos meses muito ocupado com o trabalho. Quanto ao sensor, vou aguardar o projeto, com certeza vou reproduzi-lo.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Ufa... demorou mais saiu, caro amigo Vicente! No link a seguir, você poderá assistir ao video que preparei mostrando minha idéia para um detector de apogeu, que pretende substituir a ampola de mercúrio nos computadores CV002. Minha balança digital mede pesos a partir de 20 gramas, e quando coloquei esse detector nele, ela nada marcou, o que significa que seu peso é inferior a 20 gramas... com isso, acredito que ele não deve influenciar muito no vôo dos foguetes. Faça um teste aí, e me diga se funcionou bem, ok? Aqui: http://www.youtube.com/watch?v=gahoeKdtshU&feature=colike

    Abraços,

    Prof. Suintila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns professor, ficou muito simples, ter usado o o espaguete foi uma grande sacada, deve ter facilitado o trabalho e ao mesmo tempo ficado bem leve. Vou reproduzir, quando terminar posto aqui no blog.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Hi Vicente,

    The CV002 is looking great. It looks like you have put a lot of work into it. Are you using the mercury switch to detect apogee?

    Cheers

    - George

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you dear George, I have some ideas to replace the mercury switch, but not yet built, I think this weekend I will do it. Once I build a new post. Hugs.

      Excluir
  4. Oi Vicente,

    Tudo tranquilo? Você fez a programação do CV 02 em C ou Assembly ? Caso tenha sido em C, poderia me enviar o código ?

    A construção destes foguetes tem sido muito interessante, pois tem me agregado diversos interesses e conhecimentos. Por conta desta atividade, comecei a trabalhar com a edição de vídeos. Continuo engatinhando, mas vou aprendendo aos poucos.

    Agora veio a eletrônica. Nunca lidei com isto, mas com os tutoriais e esquemas aqui postados, me animei e comprei um kit para iniciantes e assim vai indo. Com certeza, novos interesses virão a reboque.

    Sds.,

    Bolivar

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Vicente. Muito bom este dispositivo.
    O George Katz também me tirou algumas dúvidas através de email.
    Sou professor de biologia e não conheço NADA de eletrônica. Ainda aciono meus paraquedas com tomy timer . Você poderia me enviar uma foto da parte de trás do fenolite? Tentarei montar um circuito CV002 em casa.
    Obrigado.
    Professor Neno - Sorocaba - SP
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Vicente. Muito bom este dispositivo.
    O George Katz também me tirou algumas dúvidas através de email.
    Sou professor de biologia e não conheço NADA de eletrônica. Ainda aciono meus paraquedas com tomy timer . Você poderia me enviar uma foto da parte de trás do fenolite? Tentarei montar um circuito CV002 em casa.
    Obrigado.
    Professor Neno - Sorocaba - SP
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro professor, me desculpe pela demora, o seu comentário estava pra ser aprovado, não me lembro de configurar para isso, de qualquer forma estou a disposição, se ainda for interessante é só avisar.

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário.